OPERAÇÃO DO SISTEMA
A Operação do Sistema pode ser subdividida em: pré-operação, operação em tempo real e pós-operação, em função de seu encadeamento temporal. A normatização da operação, que cuida da formatação de normas e instruções operativas, é realizada sem vínculo temporal definido.
A pré-operação visa consolidar a programação eletroenergética diária com a inclusão de modificações no programa de intervenções, nas restrições operativas das instalações de geração e transmissão, na previsão de carga, nas condições previstas para a operação dos reservatórios e na programação do Controle Automático de Geração – CAG.
A operação em tempo real tem por objetivo coordenar, supervisionar e controlar o funcionamento operacional da Rede de Operação, a operação normal do sistema de transmissão e em situações de contingência na rede, e o funcionamento das instalações do SIN.
As atividades de pós-operação completam a cadeia da Operação do Sistema com a apuração dos dados da operação realizada, a análise das ocorrências e perturbações, assim como a divulgação dos resultados para os agentes do setor, os órgãos governamentais, normativos, fiscalizadores e para a sociedade.
Veja mais nos Procedimentos de Rede: Módulo 10.
|