De olho no futuro do setor elétrico e os reflexos na sociedade, ONS lança programa de sustentabilidade

Estratégia ASG+ tem metas até 2024 e é composta de três dimensões, seis temas e 18 objetivos

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) lançou nesta sexta-feira, 3 de junho, seu Programa de Sustentabilidade. A apresentação aconteceu no escritório de Brasília, e reuniu os empregados, de forma presencial e online, além dos diretores da organização. O diretor-geral do Operador, Luiz Carlos Ciocchi, afirmou que além de fortalecer a governança, a estratégia ASG+ reforça o processo decisório para preservar o equilíbrio e a integridade do ONS, além de refletir positivamente no setor elétrico brasileiro.

Com a frase “sustentabilidade é Energia que potencializa a vida”, a iniciativa tem o objetivo de tornar a governança ainda mais responsável, ética e transparente, com pessoas integradas, num ambiente cada vez mais diverso e inclusivo. “O ONS é uma instituição com características peculiares. Não tem ativos, não fabrica produtos, não somos proprietários, somos independentes e neutros do ponto de vista tecnológico. Mas ainda assim há coisas que podemos fazer. Promover a diversidade e o desenvolvimento dos nossos colaboradores, cuidar do nosso entorno e, também entender as melhores práticas adotadas por determinados agentes e, quem sabe estimular sua replicação em outros, por exemplo”, declarou Ciocchi, no início da apresentação.

A estratégia ASG+ é composta por três dimensões, cada uma com dois temas centrais. ONS+Humano: “Governança Responsável, Ética e Transparente” e “Pessoas Integradas”; ONS+Verde: “Transição Energética” e “Gestão Ecoeficiente de Recursos”; e ONS+Social: “Sociedade Consciente” e “Responsabilidade Socioambiental”. As metas anunciadas têm ações previstas até 2024 e envolverá diversas equipes do Operador.

Entre os destaques na dimensão ONS+Verde está o compromisso do ONS apoiar iniciativas setoriais de preservação da biodiversidade, no contexto da transição energética e mudança climática, em sintonia com as metas de descarbonização do país, e de ser propositivo quanto aos usos múltiplos da água. Em ONS+Social, o foco estará em ampliar o relacionamento com a sociedade (ONS de portas abertas) e de promover o voluntariado com objetivo educacional com o compartilhamento dos conhecimentos dos profissionais do Operador com ênfase na matemática, ciência, tecnologia e engenharia. A valorização da diversidade e inclusão é um dos principais pontos da dimensão ONS+Humano. Neste viés, o ONS já conta com o grupo de Afinidades - Mulheres à Bessa.
A cada ano aumentando sua agenda sustentável, a instituição já conta com um grupo multidisciplinar, com participação de todas as diretorias, que realiza encontros regulares para debater o tema sustentabilidade. Desde 2018, o Operador é associado ao Instituto Ethos, cujos indicadores são utilizados como referência para autoavaliação anual em cada dimensão ASG. Em 2022, avançar na maturidade da Organização em relação aos indicadores Ethos é, inclusive, uma das metas de desempenho do ONS.

“Essa estratégia foi construída a várias mãos. Estamos com muita vontade, temos muito a fazer e a contribuir. Estamos abertos e prontos a conversar com cada um para sermos bem-sucedidos nessa implementação. A participação e o engajamento de todos é fundamental”, ressaltou a assistente do diretor-geral do ONS e responsável pelo programa de sustentabilidade ASG+, Elusa Barroso Brasil.

O encontro desta sexta-feira foi o passo inicial do programa, cujas metas e diretrizes serão desdobradas em diferentes ações, em todos os estados onde o Operador conta com escritórios. Os próximos eventos para lançamento dos pilares ONS+Verde, ONS+Humano e ONS+Social, acontecerão, nas próximas semanas, em Recife, Florianópolis e no Rio de Janeiro, respectivamente. A apresentação contou, ainda, com uma palestra da especialista em sustentabilidade Sônia Consiglio Favaretto - SDG Pioneer pelo Pacto Global da ONU, reconhecimento que obteve por seus avanços nos Objetivos Globais da Organização.

Confira, em detalhes, as ações propostas na Estratégia do Operador: