ONS e CCEE disponibilizam novos cursos sobre modelos computacionais de cálculo do PLD
Conteúdo explica, conceitualmente, o uso dos modelos computacionais
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) disponibilizaram aos agentes do setor novos cursos sobre os modelos computacionais operacionalizados pelas instituições para o planejamento e programação da operação e para a formação do preço da energia elétrica (PLD).
Além dos modelos da cadeia principal, Newave, Decomp e Dessem, também estão disponíveis os cursos dos modelos satélites de previsão e geração de cenários hidrológicos: SMAP/ONS, Previvaz e Gevazp.
Os conteúdos foram construídos para dinamizar os cursos presenciais clássicos realizados pelo ONS e CCEE antes da pandemia de Covid-19. Com o avanço das atividades remotas e necessidade de disponibilização de informações de forma prática e assertiva para os agentes e sociedade, optou-se pelo desenvolvimento dos cursos de forma online. O formato possibilitou a entrega do conteúdo a um número ainda maior de agentes, mantendo a qualidade dos encontros presenciais. Ao todo, foram mais de 15 horas de curso consolidadas em 23 vídeos.
Durante o curso, são apresentados os conceitos sobre os modelos computacionais utilizados na operação do ONS e da CCEE, e desenvolvidos pelo Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (CEPEL): Newave – médio prazo, Decomp – curto prazo e Dessem – curtíssimo prazo. Nas aulas é possível, por exemplo, entender como manipular os decks com as informações mais importantes para a operacionalização dos modelos, permitindo personalizar os estudos conforme os objetivos de cada Agente.
Todo o conteúdo dos cursos está disponível no SINtegre e pode ser conferido
clique aqui.