​​ons: afluências do subsistema sudeste/centro-oeste chegam a 117%

Regiões Nordeste e Norte também continuam acima da média histórica 

 

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) prevê, afluências acima da Média de Longo Termo (MLT) em três subsistemas para a semana operativa que vai de amanhã, dia 5 de fevereiro até o dia 11 deste mês. As informações constam no boletim do Programa Mensal de Operação (PMO). O Nordeste tem expectativa de atingir o maior volume entre as regiões, com 186% da MLT, seguido do Norte com 123% e do Sudeste/Centro-Oeste, com 117%. No mesmo período de tempo, a projeção para a região Sul indica 46% da MLT.   

​Já os índices de armazenamento de água dos reservatórios das usinas hidrelétricas devem alcançar, até o fim do mês, 79,4%, no Nordeste; 70,3%, no Norte; 58,4%, no Sudeste/Centro-Oeste; e, no Sul 34,7%. Os percentuais atuais indicados para os subsistemas Sudeste/Centro e Sul são melhores dos que os apresentados na semana passada, que eram de 54% e 32,3% nas duas regiões, respectivamente.

O boletim traz, ainda, as projeções para a carga de energia do Sistema Interligado Nacional (SIN). Segundo o documento, fevereiro termina com variação positiva de 2,1% em relação ao mesmo mês do ano passado, com 74.513 MW médios no total.  

As novas ondas de COVID-19 registradas em outros países reduziram as vendas internacionais, refletindo na quantidade de postos de trabalho. No entanto, apesar dos resultados mais recentes estarem indicando que os custos de insumos e a inflação da produção continuam aumentando substancialmente, as pressões inflacionárias diminuíram em janeiro e as taxas de inflação recuaram ao nível mais baixo em 19 meses.

O subsistema Sul tem alta de 6,9% e 14.111 MW médios. Em seguida, destaque para o Norte com crescimento de 3,1% e 5.907 MW médios. O Sudeste/Centro-Oeste apresenta estimativa de avanço de 1,2% e 42.850 MW médios. O Nordeste poderá ter recuo de 0,6% e 11.645 MW médios. 

O Custo Marginal de Operação (CMO) continua zerado no Norte e no Nordeste pela terceira semana consecutiva. Os valores dos subsistemas Sul e Sudeste/Centro-Oeste reduzem em 47,32%, variando de R$ 13,25/MWh para R$ 6,98/MWh. 

 

Para conferir o relatório na íntegra, clique aqui​.