Pesquisa de Satisfação do ONS registra melhor desempenho histórico

Resultados apontam que 94% dos entrevistados estão “muito satisfeitos" ou “satisfeitos" com o Operador


Em sua quarta edição, a pesquisa de satisfação dos agentes, realizada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), entre os meses de outubro e dezembro, indica que houve evolução nos índices, demonstrando que a satisfação com o Operador melhorou entre um ano e outro. Este quesito alcançou 82,3%, de favorabilidade ante os 79% obtidos no ano anterior, um amento de 3,3%, considerando ainda que 94% dos entrevistados afirmaram estar “muito satisfeitos" ou “satisfeitos" com a instituição.  

Dos 13 atributos para medir a imagem do ONS, destacam-se os três com maior crescimento de 2019 para 2020. Inovação foi o que registrou maior percentual com 8,9%, saindo de 68,6% para 77,5%. Seguido de Autonomia, com avanço de 7,4%, tendo saído de 72,6% para 80% e Adaptação a Novos cenários, que foi de 74,4% para 81,6%, com incremento de 7,2%. Otimização dos recursos, credibilidade e excelência técnica foram os itens com melhor avaliação, com 89,1% ,88% e 87,4% respectivamente.

Vale ainda destacar que os resultados médios que indicam a concordância com a atuação do Operador na promoção de ações que facilitem a rotina operacional dos agentes e a transparência foram favoráveis.  No quesito relacionamento, em que foram avaliadas a qualidade do atendimento e os canais utilizados para estabelecer contato com o ONS, os resultados também alcançaram percentuais positivos.

A impressão geral dos respondentes sobre o Operador registrou aumento de 1,6%, passando de 81,7% – valor que se repetiu nos anos de 2018 e 2019 – para 83,3%.

A pesquisa, realizada anualmente, tem como principal objetivo avaliar de forma rotineira os índices de qualidade na prestação de serviços do ONS em diversos quesitos e identificar oportunidades de melhorias. Nessa edição, mais de 900 questionários foram respondidos por representantes de agentes e demais instituições do setor elétrico, com relacionamento direto com o Operador.

Para conferir os resultados da pesquisa na íntegra, acesse: 

http://www.ons.org.br/AcervoDigitalDocumentosEPublicacoes/pesquisa_satisfacao_agentes_final.pdf