​JORNADA DA EQUIDADE NO ONS

 

As ações de diversidade, equidade e inclusão no ONS vêm sendo realizadas desde 2021, na busca de mais representação da pluralidade que encontramos na sociedade; a garantia da plena convivência entre todas as pessoas, livres de preconceitos ou barreiras veladas, com acessibilidade adequada e, sobretudo, com o reconhecimento de que diferentes talentos performam a partir das suas especificidades.

Esse é o posicionamento do ONS que vem baseando nossas ações.

Neste contexto, a Lei 14.611/23, conhecida como “Lei da Igualdade Salarial", trouxe novos mecanismos para mapear o cenário de equidade de remuneração entre homens e mulheres.

De acordo com a legislação, as organizações deverão publicar Relatório de Transparência e Igualdade Salarial de Mulheres e Homens para estabelecimentos (CNPJ) com 100 ou mais empregados, observada a proteção de dados pessoais prevista na Lei nº 13.709/18.

Em 28/03/2024, o ONS publica seu primeiro Relatório, cujos dados foram extraídos do e-Social, considerando a data de 31/12/2022.

Neste Relatório, os dados estão separados por localidade, não sendo considerada Florianópolis, por possuir menos de 100 empregados.

Os resultados devem ser considerados à luz dos fatores explicativos, tais como tempo de empresa, meritocracia e outros, que podem representar especificidades entre uma organização e outra.

Em relação aos dados de 2023, os relatórios serão disponibilizados pelo MTE somente no próximo semestre e deverão refletir os avanços da equidade de gênero e também de raça que vêm sendo alcançados no ONS.

Acompanhe e participe da agenda do ONS em prol da Diversidade, Equidade e Inclusão.

Nos links abaixo, estão os relatórios do ONS emitidos pelo MTE, referentes à 2022.

Rio de Janeiro
Brasília
Recife



Posicionamento
O ONS está trilhando uma jornada para conscientizar todos os profissionais sobre a importância da diversidade e da inclusão, visando um ambiente de trabalho ainda mais positivo, inovador e que garanta oportunidades iguais a todas e todos.

Uma das prioridades do pilar +Humano do Programa ASG+, dentro do objetivo “Estimular um ambiente inclusivo, colaborativo e de promoção à não-discriminação, em todos os níveis hierárquicos do ONS", é o fortalecimento das ações de Diversidade, Equidade & Inclusão (DE&I), que estão sendo priorizadas de acordo com um posicionamento, realizado a partir de um diagnóstico interno realizado pela consultoria Goldenberg: 




1º Guia de Linguagem Inclusiva & Expressões para Conhecermos e Evitarmos

Em agosto de 2023, o Operador lançou o seu 1º Guia de Linguagem Inclusiva & Expressões para Conhecermos e Evitarmos, com objetivos de maximizar a diversidade, ter um ambiente cada vez mais inclusivo e não discriminatório, bem como garantir a integridade emocional e física de todas as pessoas. 

O ONS produziu o Guia com apoio dos grupos de afinidade Mulheres à Bessa, G.A.R.R.A, de PcDs e colegas LGBTI+, que contribuíram com a indicação e priorização de expressões e comportamentos indesejáveis que é preciso combater.

Acesse AQUI


Grupos de Afinidade

Entre as ações realizadas na Organização, temos 4 grupos de afinidade, direcionados para o compartilhamento de repertório e vivência, com a participação voluntária de profissionais do ONS que fazem parte de grupos minorizados ou são pessoas aliadas  às causas. Cada um deles é focado em um grupo mas todos têm um objetivo comum: a garantia de um ambiente cada vez mais confortável, diverso, inclusivo e não discriminatório para todas as pessoas do ONS. 

Conheça os grupos.


Mulheres à Bessa



O primeiro grupo de afinidade do ONS , criado em 2021, tem como propósito remodelar o diálogo da igualdade de gênero para que deixe de ser uma questão feminina e se torne um tema de homens e mulheres, beneficiando toda a sociedade.
 
O nome do grupo é uma homenagem póstuma à Angela Bessa, que atuou no ONS e inspirou mulheres e homens com seus ensinamentos, promoveu a educação e integrou gerações.

Em 2023, o grupo criou uma página especial com informações sobre Saúde Emocional da Mulher. Conheça essa iniciativa!

 
 

G.A.R.R.A
O Grupo de Afinidade Racial para Ressignificar e Agir (G.A.R.R.A) foi lançado em 2022, com os seguintes objetivos: 
 
  • Construção de um ONS antirracista com envolvimento de todos
  • Integrar vivências de grupos étnico-raciais diversos (negros*, indígenas, asiáticos, etc) em encontros periódicos, identificando as particularidades e desafios de cada grupo
  • Estimular discussões para aumentar a retenção de empregados de grupos étnico-raciais diversos através de um ambiente de pertencimento, acolhimento e oportunidades
  • Desconstruir preconceitos sociais que se tornam entraves empresariais
  • Apoiar intencionalidade de aumentar a presença de negros e negras na organização
  • Ampliar a participação de negros e negras nas lideranças de forma intencional
  • Atuar de maneira ativa para reconhecer, prevenir e corrigir a ocorrência de discriminação, preconceito e assédio
  • Direcionar o ONS a ser reconhecido como marca empregadora para diversos grupos étnico-raciais
  • Negros*: Pretos + Partos (IBGE), sendo os “pardos” anteriormente denominados como “mestiços”

                                                                                                                                                                                                                                                    Logo_NOS.png

NÓS (Nosso Orgulho em Ser)

Lançado em setembro de 2023, durante o evento em alusão ao Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência. O grupo é mais uma iniciativa do ONS em direção a um ambiente de trabalho cada vez mais plural, seguro e acolhedor.

Antes do lançamento, foi criado um grupo piloto de profissionais com deficiência da Diretoria de Assuntos Corporativos, em 2022. Foram realizados encontros online, conduzidos por psicólogos. A integração e a troca de informações foi intensa e o ONS ampliou a participação para todos os profissionais.


Logo-+-Cores_Aprovada.png 

+CORES
Em novembro de 2023, foi lançado o  grupo de afinidade LGBTI+, chamado de + CORES (Comunidade de Orgulho e Respeito), cujos objetivos principais são:

  • Construção de um ONS mais acolhedor e seguro para pessoas LGBTI+
  • Ter um ambiente de trabalho livre de homofobia e transfobia
  • Reforçar com a liderança a importância do seu engajamento em pautas da comunidade LGBTI+


EVENTOS INTERNOS REALIZADOS EM 2023

Dia da Mulher (março): roda de conversa com Cristina Pinho, conselheira de administração e chair do Instituto Luisa Pinho Sartori, Laysa Peixoto, astronauta análoga, e Kattlen Amaro, operadora do ONS, com o mote "Mulheres conquistando todos os espaços".

Dia do Orgulho LGBTI+ (junho): palestra com Reinaldo Bulgarelli, consultor de diversidade, com o tema "Diverso somos todos".

Dia de Luta da Pessoa com Deficiência (setembro): encontro com Flavia Cintra, jornalista, com o tema "Avanços e desafios da inclusão no ONS".

Dia da Consciência Negra (novembro): mesa redonda com Edvaldo Santana, ex-diretor da Aneel, Ynae Santos, escritora, e Mirlen Goulart, psicóloga, com foco no Racismo Estrutural.

Capacitação para gestores (novembro): "A potência da Diversidade e da Inclusão e os vieses inconscientes", com Carla Tieppo, CEO da Ilumne Consultoria, e pioneira na aplicação da neurociência no desenvolvimento humano e organizacional.