​O ONS desenvolveu uma nova forma de disponibilizar os resultados históricos da operação do SIN, com base nos princípios da transparência e da confiabilidade das informações.

Foram utilizadas as ferramentas de TI mais recomendadas para permitir a visualização dos dados históricos sob a forma de gráficos, com o detalhamento de todas as grandezas envolvidas. Buscou-se principalmente oferecer liberdade aos usuários, para que façam suas próprias análises e cheguem a suas próprias conclusões, selecionando as variáveis desejadas, o período de visualização e a escala de discretização temporal, bem como o nível de detalhamento das informações, que podem ser agregadas a nível de sistema, ou apresentadas por subsistema, estado ou usina, quando for o caso.

Além disso, o resultado das consultas pode ser impresso ou exportado pelo usuário em formato compatível com planilhas Excel.

O sistema desenvolvido permite realizar quatro tipos de consultas:
  • Simples: uma grandeza, um período e uma escala de tempo, um nível de agregação das informações.
  • Comparativa: um período e escala de tempo, um nível de agregação de informações e a possibilidade de comparar diversas grandezas dentro de uma mesma família.
  • Temporal: uma grandeza, uma escala de tempo, um nível de agregação de informações e a possibilidade de comparar a grandeza escolhida em diferentes períodos de tempo.
  • Composição: uma grandeza, um período de tempo, uma escala de tempo e a possibilidade de analisar em gráficos de pizza sua composição por subsistema ou por tipo de usina.


As informações estão agrupadas em 15 famílias. 

 

acesse o sistema, selecionando a família de informações.




















Observações importantes:

Para imprimir ou exportar os dados do gráfico, siga os passos:
  1. Para selecionar a informação, clique no eixo dos x nos gráficos de linha ou barra. No caso de composição, selecione a área à esquerda de cada pizza;
  2. Clique na opção “Baixar” na barra inferior. Serão exibidas quatro opções: PDF, Tabela de referência cruzada, Dados e Imagem;
  3. A opção PDF irá gerar um arquivo PDF com a imagem na tela, que poderá ser baixado ou impresso;
  4. A opção DADOS irá exibir os dados consultados e permite baixar todas as linhas como um arquivo de texto, compatível com planilhas Excel;
  5. A opção IMAGEM irá reproduzir a imagem da tela, que poderá ser impressa. 


Conheça melhor o sistema de divulgação dos Dados Históricos da Operação assistindo ao vídeo explicativo. Ele apresenta as grandezas que fazem parte do banco de dados e os diferentes tipos de consultas que podem ser realizadas. As funcionalidades do sistema são detalhadas passo a passo, de modo que os usuários do site possam obter o máximo proveito. 

Caso tenha dúvidas, entre em contato pelo Fale Conosco.


​​