Desde 16 de abril, o ONS e a CCEE estão aplicando o modelo DESSEM em um processo denominado "operação sombra", respectivamente simulando o cálculo do CMO e do despacho das usinas em intervalos semi-horários, e o cálculo do PLD em intervalos horários. Esse processo tem como objetivo avaliar o desempenho do modelo, tanto no que se refere ao tempo de processamento computacional quanto à adequação dos resultados. Sua divulgação permite que todas as instituições envolvidas na Programação Diária da Operação e no cálculo do PLD, incluindo os agentes de geração e de comercialização, adaptem seus processos para as mudanças decorrentes da formação do preço horário.
Essa operação atende ao estabelecido pela Comissão Permanente para Análise de Metodologias e Programas Computacionais do Setor Elétrico – CPAMP, que, em 27/07/2017, deliberou pela priorização de trabalhos visando à implementação do preço horário a partir de janeiro/2019, por meio do uso do modelo DESSEM. Posteriormente, em 29/03/2018, a CPAMP determinou que a CCEE e o ONS compartilhassem a coordenação das atividades relacionadas à implementação do preço horário.
Uma das atividades dessa coordenação é a criação de uma plataforma conjunta de divulgação permanente junto aos agentes e ao mercado de informações relacionadas ao processo sombra e às mudanças nas Regras de Comercialização e nos Procedimentos de Rede. Esta plataforma permitirá a divulgação de notícias atualizadas, documentação da metodologia utilizada e recebimento de contribuições relativas ao tema.
As contribuições que venham a ser aqui registradas terão encaminhamento conforme sua natureza: de operação, de mercado ou da regulação.