Operação do SIN durante a Copa do Mundo FIFA 2018

  

O Operador Nacional do Sistema Elétrico, em consonância com a Resolução n° 01/2005 do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico, elaborou um plano especial de operação do Sistema Interligado Nacional, com grau adicional de segurança, para o período da Copa do Mundo FIFA 2018. 
  
A operação especial terá início duas horas antes dos jogos do Brasil e finalizará duas horas após a partida. A operação especial também ocorrerá durante a cerimônia de abertura e no encerramento do evento.
  
Este tipo de operação se faz necessária devido as especificidades do comportamento da carga durante a Copa do Mundo, com característica de redução da demanda no período que antecede o início dos jogos da seleção brasileira e o seu crescimento, a taxas elevadas, nos intervalos destes jogos e, principalmente, imediatamente após o término destas partidas.
  
O ONS irá emitir boletins com o comportamento da carga e informações relevantes da operação após os jogos do Brasil, das semifinais, da disputa do terceiro lugar e da final, que ficarão disponíveis nesta página.