Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

Boletins da Operação

​DADOS DA GERAÇÃO SOLAR FOTOVOLTAICA NO SIN

 

Este sistema apresenta dados referentes à geração de usinas solares fotovoltaicas programadas e/ou despachadas pelo ONS, estando classificadas nas modalidades de operação Tipo I, Tipo II-B ou Tipo II-C, conforme Módulo 7.2 dos Procedimentos de Rede.

Os dados médios mensais podem ser diferentes daqueles apresentados na página de Histórico da Operação, tendo que vista que lá também são contempladas usinas não despachadas pelo ONS, classificadas na modalidade de operação Tipo III.  

  

 

Geração e fator de capacidade médios mensais

Este gráfico apresenta a geração solar fotovoltaica média a cada mês para o somatório das usinas selecionadas no filtro e o fator de capacidade médio para cada mês considerando os anos selecionados. 

   

  

  
  
Fator de capacidade médio mensal

Este gráfico apresenta o fator de capacidade médio para as usinas selecionadas no filtro a cada mês.
   
   
   
  
GERAÇÃO MÉDIA diária

  

Este gráfico apresenta a geração solar fotovoltaica média diária para o somatório das usinas selecionadas no filtro e nos meses selecionados.

 

 
 
GERAÇÃO média horária

  

Este gráfico apresenta a geração solar fotovoltaica média horária de todos os dias do mês selecionado para o somatório das usinas selecionadas no filtro. Em destaque, estão os dias em que ocorreram as curvas máxima e mínima no mês (em vermelho) e a média da geração a cada hora do mês (em azul).


 
 
 PERFIL DE GERAÇÃO AO LONGO DO DIA EM CADA MÊS


Este gráfico apresenta, para cada mês selecionado no filtro, a média da geração solar fotovoltaica para cada hora do dia. 


 
 
inserção solar


Este gráfico apresenta índices que quantificam o tempo em que a geração solar fotovoltaica do subsistema ou do SIN foi maior que determinados percentuais da carga ao longo do mês.

Exemplo de leitura dos dados: para uma coluna que está em 80% e representa '>10%', a interpretação é que, em 80% do tempo do mês, ao menos 10% da carga foi atendida por geração solar fotovoltaica.

 

 
 
Histograma de fator de capacidade
 

Este gráfico apresenta o histograma e a curva de permanência do fator de capacidade das usinas solares fotovoltaicas selecionadas, considerando dados médios horários do período escolhido.O período de avaliação é sempre entre 6h00 e 17h59.

Exemplo de leitura da curva de permanência: para o par (30%, 80%), a interpretação é que 80% dos dados do período selecionado apresentam um fator de capacidade maior ou igual a 30%.

 


FATOR DE CAPACIDADE MÉDIO HORÁRIO - COMPARATIVO POR USINA
 

Este gráfico apresenta um comparativo do fator de capacidade médio horário das usinas selecionadas em um determinado mês.