Em dias de jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de futebol, há uma grande mobilização nacional para o acompanhamento televisivo do evento.
A concentração da maior parte da população diante dos aparelhos de TV desmobiliza uma grande parte da sociedade de suas atividades habituais. E a mudança na rotina influencia significativamente o comportamento da carga do Sistema Interligado Nacional – SIN.
Por esse motivo, é necessária uma forte preparação por parte das equipes de planejamento, previsão de carga, programação da operação e tempo real do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), para garantir que as intensas rampas de carga sejam acompanhadas adequadamente por correspondentes variações de geração e uso dos recursos de controle de tensão. O objetivo é garantir o menor impacto possível na qualidade e na segurança do suprimento de energia elétrica no SIN.
Para garantir o pleno atendimento à carga, também são adotadas medidas operativas pelos Agentes de Operação, sob a coordenação do ONS, visando assegurar a normalidade da operação do SIN com a manutenção dos padrões de qualidade e segurança do suprimento de energia elétrica.
O painel interativo a seguir apresenta o comportamento da carga do SIN durante os jogos da seleção brasileira e jogos de grande relevância da Copa do Mundo FIFA 2022, como as semifinais e final, com destaque para os pontos de maior interesse observados durante as partidas.
Os boletins estarão disponíveis sempre após os jogos indicados, em até duas horas após o término da partida.
Para mais detalhes sobre como navegar pelas informações basta passar o mouse sobre o ícone no painel.
Clique aqui e confira o relatório completo com a avaliação do desempenho da Operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) durante a Copa do Mundo de Futebol 2022 no Catar.