28/08/2017

ONS participa do documentário Ameaças do Céu

Condições meteorológicas adversas são a principal causa de desligamentos na rede

O Operador Nacional do Sistema Elétrico está participando do documentário Ameaças do Céu, que será veiculado na Globo News até o fim do ano. Com um tema considerado relevante pelo ONS, o documentário apresenta como o setor elétrico se prepara para lidar com os efeitos causados pelas tempestades nas redes de transmissão. Provoca ainda uma reflexão sobre os possíveis cenários futuros, em função das mudanças climáticas que estão ocorrendo. 
 
O Brasil é o país com a maior incidência de tempestades do mundo: 500 mil tempestades por ano, segundo o Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Cerca de 1% (5 mil) dessas tempestades são severas, com grande concentração de raios e chuvas intensas. Estes eventos impactam diretamente a operação do sistema, pois podem destruir subestações e causar quedas de torres de transmissão e linhas de distribuição. As condições meteorológicas adversas são a principal causa de desligamentos na rede, causando transtornos à população com as interrupções de energia. 

Com produção do Grupo Storm, o documentário tem apresentação da ISA Cteep e patrocínio da AES Eletropaulo. Para sua realização, foram ouvidos diversos executivos do setor, incluindo o diretor-geral do ONS, Luiz Eduardo Barata Ferreira. 

Assista trecho da entrevista do diretor-geral do ONS para o documentário Ameaças do Céu.

​​